Blogs

Conceitos essenciais para começar

Introdução Por vezes, algumas pessoas acabam encontrando dificuldades para iniciar na programação e encontram-se um pouco perdidas em meio à quantidade de recursos e opções disponíveis. Aqui nos programadores, buscamos ajudar a todos da melhor forma possível. Sem sombra de dúvida, uma das perguntas mais comuns no nosso grupo no telegram de quem está querendo iniciar é: “Por onde eu começo?“ Comumente, direcionamos as pessoas aos artigos introdutórios como por onde começar e na sequência, também encaminhamo-nas para o desafio 01.

Continue lendo

Como Conectar Replit ao GitHub

Como Conectar seu Projeto do Replit à sua Conta no GitHub Conectar seu projeto no Replit à sua conta no GitHub por meio de uma chave SSH é uma maneira eficiente de gerenciar seus repositórios remotamente. Com esta configuração, você poderá realizar commits e push de código para seus repositórios GitHub diretamente do Replit. Neste tutorial, vamos orientá-lo passo a passo sobre como realizar essa configuração. Primeiro, acesse o site do Replit.

Continue lendo

Profiling - Introdução com Java, VisualVM e VSCode

Neste artigo, vamos fazer uma introdução acerca da técnica de profiling. Esta técnica é uma forma de análise dinâmica do código, isto é, que verifica e recolhe informações do programa em tempo de execução. Ela é muito importante, pois nos permite ter informações sobre algum programa que às vezes são impossíveis de se perceber apenas lendo o código, como a quantidade de vezes que uma função é executada, quais funções que demoram mais para serem executadas, como a memória é utilizada internamente no código e etc.

Continue lendo

Jornadas não são lineares

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Bernardo e vou contar um pouco da minha jornada. Espero que sirva de inspiração para alguém, assim como as histórias que ouvi aqui no grupo me inspiraram. O início Nasci no finalzinho da década de 80 em uma cidade chamada Patos de Minas. Com seus pouco mais de 100.000 habitantes e longe da capital, a internet era a única conexão com o “mundo lá fora”.

Continue lendo

Primeiros passos em Go

Olá sou o Jefferson Otoni Lima conhecido como jeffotoni Vou fazer um pequeno overview de uma das linguagens que mais cresce no mundo. Objetivo deste post é simplesmente apresentar o porque a linguagem Go surgiu e apresentar a sua sintaxe e demonstrar algumas áreas onde Go é mais aplicado. Para todos que gostariam de aumentar ainda mais seu arsenal para desenvolvimento web este post irá ajuda-los a esclarecer alguns pontos importantes quando estamos iniciando e aprendendo uma nova linguagem de programação.

Continue lendo

Introdução ao Terminal do Linux

Você ainda não sabe usar o terminal do Linux? Assista o vídeo para uma introdução ao uso do terminal e uma comparação com o gerenciador de arquivos.

Continue lendo

Não pergunte se pode perguntar, apenas pergunte

Não pergunte se pode perguntar, apenas pergunte De vez em quando, em chats do Telegram, ou outros programas de chat, vemos alguém fazer uma pergunta assim: José: Alguém aqui entende de C#? Esta não é uma uma boa pergunta, por diversos motivos. O que esta pessoa está realmente perguntando é: José: Alguém aqui entende de C# e está disposto a se comprometer a responder uma dúvida minha que talvez nem esteja relacionada a C#?

Continue lendo

Vetores e Matrizes

Recomendamos a leitura do artigo sobre Por onde Começar, antes da leitura deste artigo. Variáveis, conceitos básicos No exemplo abaixo criamos uma variável chamada a e associamos o valor numérico 1 à variável. a = 1 print(a) No exemplo abaixo criamos uma variável b e associamos uma frase “Bom Dia” à variável. b = "Bom Dia" print(b) Vetores Vetores são estruturas e facilitam a armazenagem e manipulação de um conjunto de dados.

Continue lendo

Canal do Youtube do OsProgramadores

Criamos o canal do YouTube do OsProgramadores com o objetivo de distribuir conteúdo via vídeo. Assinem o canal e participem das discussões no grupo do OsProgramadores no Telegram.

Continue lendo

Evolução profissional do Lucas

Meu nome é Lucas Cegielkowski Guimarães e vou contar para vocês um pouco da minha história nestes mais de 3 anos que participo do grupo OsProgramadores. Eu comecei no mundo do desenvolvimento em 2017. Eu estava no segundo ano da faculdade, aprendendo C, e querendo um estágio na área. Naquela época eu estagiava como técnico de informática, focado na parte de infraestrutura, e vi que não era o que eu gostaria de fazer para sempre.

Continue lendo

Por onde começar?

Uma pergunta frequente de vários participantes do OsProgramadores no Telegram é: “Por onde eu começo?” e “como posso me preparar para conseguir o primeiro estágio ou o primeiro emprego na área de programação?” Para começar com programação é recomendável usar um computador para criar e testar programas. A prática é essencial para reforçar o que foi aprendido através de vídeos e livros. Caso você não tenha um computador, existem vários programas que você pode usar mas recomendamos a instalação e uso da App do Replit.

Continue lendo

Estrutura de dados: pilha

Estruturas de dados: Pilha Pilha é uma estrutura de dados muito comum em sistemas computacionais. Dentre as várias soluções possíveis que a pilha permite podemos citar: Inversão de listas Armazenar dados Implementar LIFOs. LIFO (Last In First Out, Último a entrar, primeiro a sair) Um LIFO é um conceito computacional simples, significa que os elementos adicionados mais recentemente ao LIFO serão os primeiros a serem removidos. Em outras palavras, os mais recentes primeiro.

Continue lendo