Por onde começar?

March 12, 2019

Uma pergunta frequente de vários participantes do OsProgramadores no Telegram é: “Por onde eu começo?” e “como posso me preparar para conseguir o primeiro estágio ou o primeiro emprego na área de programação?”

Para começar com programação é recomendável usar um computador para criar e testar programas. A prática é essencial para reforçar o que foi aprendido através de vídeos e livros. Caso você não tenha um computador, existem vários programas que você pode usar mas recomendamos a instalação e uso da App do Replit.

Recomendamos a leitura deste artigo para lhe ensinar alguns conceitos essenciais que serão muito úteis nesta sua jornada para se tornar um programador.

Qualquer sistema operacional pode ser usado no aprendizado, Windows, Linux ou macOS. Use o que você tem acesso para aprender. Também não se preocupe com qual editor de programas ou IDE usar. Escolha algo simples e se concentre em aprender a programar. Se você não souber qual editor de programas usar, recomendamos o Visual Studio Code

Escolha uma linguagem de programação como Python, JavaScript ou outra de seu interesse e prossiga com o aprendizado. Se concentre em aprender apenas uma linguagem pois tentar aprender vários tópicos ao mesmo tempo só irá gerar frustrações.

Se o seu interesse é desenvolvimento front-end, recomendamos seguir a trilha de HTML + CSS e depois JavaScript do Freecodecamp.

Se seu interesse for em outras linguagens, na seção de Links do site Osprogramadores você encontrará tutoriais e documentações que irão ajudar no aprendizado de várias linguagens de programação.

Recomendamos que você assista dois videos que estão no Canal do OsProgramadores no Youtube: 1-Introdução ao Terminal do Linux 2-Usando a busca do Google

Usaremos Python nos exemplos que serão apresentados abaixo.

Caso o Python não esteja instalado no seu computador, siga as instruções para instalação em um sistema Windows, Linux ou macOS.

Caso você não deseje instalar o Python em seu computador, recomendamos a criação de uma conta grátis no Repl.it onde você poderá utilizar um ambiente de edição e execução de programas Python sem a necessidade de instalar software em seu computador.

Vamos começar a programar?

Abra o terminal no Linux ou o prompt no Windows

Digite python no terminal ou prompt e pressione a tecla enter para carregar o interpretador interativo da linguagem Python.

Note que: 1. Em alguns sistemas o comando a ser usado pode ser o python3 ao invés de python. 2. Para sair do interpretador python e retornar ao termina/prompt entre com o seguinte comando e pressione enter:

exit()

Comece criando um programinha conhecido tradicionalmente como “Olá Mundo”. Imprima uma mensagem simples. Veja um exemplo do programa Hello World em Python abaixo. Pressione a tecla enter ao final de cada linha digitada e note a reação do interpretador do Python.

print("Olá Mundo.")

Uma vez entendido o funcionamento do programa “Olá Mundo” você poderá criar um programa com duas instruções, conforme o exemplo abaixo:

print("Olá Mundo.")
print("Escreva algo aqui.")

Uma vez entendido o conceito de sequência de instruções do exemplo acima, o próximo passo é usar variáveis. Crie um programa conforme o exemplo abaixo e atribua o valor 0 (zero) a uma variável chamada a e exiba o valor de a na tela do seu computador.

a = 1
print(a)

Após a execução do programa anterior, pesquise como você pode adicionar 1 ao valor da variável a e exiba o novo valor de a na tela do seu computador.

a = 0
print(A)
a = a + 1
print(a)

A seguir, insira uma segunda variável, chamada b, no seu programa e imprima o valor de a + b.

a = 0
print(a)
a = a + 1
print(a)
b = 35
a = a + b
print(a)

O próximo passo seria usar o comando for para repetir uma sequência de linhas do seu programa várias vezes. Sugestão: Imprima uma mensagem com o seu nome 10 vezes.

Exemplo:

for x in range(10):
  print("Escreva o seu nome aqui")

A seguir vamos usar o comando IF para tomar uma decisão. Pesquise o que é decisão e como funcionam comandos do tipo IF THEN ELSE. Faça um programa simples usando IF THEN ELSE e procure entender como funciona.

Exemplo:

a = 5
if a == 5:
    print ("O valor de a = 5")
else:
    print ("Jamais executarei esta linha neste programa")

Uma vez que esta parte básica tenha sido entendida, você pode partir para projetos mais complexos pois o que foi descrito acima é o básico de qualquer programa.

Recomendamos que você faça os desafios do grupo.

Caso tenha dificuldades com os exercícios, faça perguntas no grupo no telegram