Por onde começar?

March 12, 2019

Uma pergunta frequente de vários participantes do OsProgramadores no Telegram é: “Por onde eu começo?” e “como posso me preparar para conseguir o primeiro estágio ou o primeiro emprego na área de programação?”

Para começar com programação é recomendável usar um computador para criar e testar programas. A prática é essential para reforçar o que foi aprendido através de vídeos e livros.

Qualquer sistema operacional pode ser usado no aprendizado, Windows, Linux ou macOS. Use o que você tem acesso para aprender. Também não se preocupe com qual editor de programas ou IDE usar. Escolha algo simples e se concentre em aprender a programar.

Escolha uma linguagem de programação como Python ou JavaScript e prossiga com o aprendizado. Se concentre em aprender uma linguagem apenas pois tentar aprender vários tópicos ao mesmo tempo só irá gerar frustrações. Fique a vontade para usar outra linguagem caso você não tenha interesse em Python ou JavaScript.

Na seção de Links do site Osprogramadores você encontrará uma vasta coleção de tutoriais e documentação que irão ajudar no aprendizado de Python, JavaScript e outras linguagens de programação. Escolha uma linguagem de programação e siga em frente. Usaremos Python nos exemplos que serão apresentados abaixo.

Caso o Python não esteja instalado no seu computador, siga as instruções para instalação em um sistema Windows, Linux ou macOS.

Caso você não deseje instalar o Python em seu computador, recomendamos a criação de uma conta grátis no REPL.it onde você poderá utilizar um ambiente de edição e execuçãp de programas Python sem a necessidade de instalar software em seu computador.

Vamos começar a programar?

Comece criando um programinha conhecido tradicionalmente como “Olá Mundo”. Imprima uma mensagem simples. Veja um exemplo do programa Hello World em Python abaixo.

print("Olá Mundo.")

Uma vez entendido o funcionamento do programa “Olá Mundo” você criar um programa com duas instruções conforme exemplo abaixo:

print("Olá Mundo.")
print("Escreva algo aqui.")

Uma vez entendido o conceito de sequência de instruções, o próximo passo é usar variáveis. Crie um programa, conforme o exemplo abaixo. e atribua o valor 0 (zero) a uma variável chamada a e exiba o valor de a na tela do seu computador.

a = 1
print(a)

Após a execução do programa anterior, pesquise como você pode adicionar 1 ao valor da variável a e exiba o novo valor de a na tela do seu computador.

a = 0
print(A)
a = a + 1
print(a)

A seguir, insira uma segunda variável, chamada b, no seu programa e imprima o valor de a + b.

a = 0
print(a)
a = a + 1
print(a)
b = 35
a = a + b
print(a)

O próximo passo seria usar o comando for para repetir uma sequência de linhas do seu programa várias vezes. Sugestão: Imprima uma mensagem com o seu nome 10 vezes.

Exemplo:

for x in range(10):
  print("Escreva o seu nome aqui")

A seguir vamos usar o comando IF para tomar uma decisão. Pesquise o que é decisão e como funcionam comandos do tipo IF THEN ELSE. Faça um programa simples usando IF THEN ELSE e procure entender como funciona.

ex:

a = 5
if a == 5:
    print ("O valor de a = 5")
else:
    print ("Jamais executarei esta linha neste programa")

Uma vez esta parte básica entendida, você pode partir para projetos mais complexos pois o que foi descfito acima é o básico de qualquer programa.

comments powered by Disqus