Evolução profissional do Lucas

August 1, 2020

Meu nome é Lucas Cegielkowski Guimarães e vou contar para vocês um pouco da minha história nestes mais de 3 anos que participo do grupo OsProgramadores.

Eu comecei no mundo do desenvolvimento em 2017. Eu estava no segundo ano da faculdade, aprendendo C, e querendo um estágio na área. Naquela época eu estagiava como técnico de informática, focado na parte de infraestrutura, e vi que não era o que eu gostaria de fazer para sempre.

Comecei então a estudar sobre desenvolvimento para conseguir um estagio na area e, como todo bom estudante, estava totalmente perdido. Foi nessa época que comecei a utilizar o Telegram e a procurar por grupos de programação e acabei encontrando o grupo OsProgramadores.

No grupo do Telegram do OsProgramadores eu via os participantes discutindo sobre dicas e temas técnicos que eu não tinha ideia do que era e ali foi o ponto em que me motivei pois queria um dia poder ter conversas técnicas como aquelas.

Decidi tornar isso tangível e comecei a estudar PHP já que a maioria das vagas ofertadas na minha região (Bauru - SP), eram para programadores PHP.

Estudei o básico da síntaxe e comecei a fazer os desafios do grupo. Completei o desafio #2 sobre números primos.

Na semana seguinte, após concluir o desafio 2, eu tive um teste para estágio e neste teste me deram uma folha de papel e pediram pra eu fazer um algoritmo em PHP para listar números primos. Foi uma grande coincidência pois a lógica estava fresquinha na cabeça e fui bem suceido no teste.

Deste ponto em diante, minha carreira foi avançanco, fui efetivado, troquei de empresa e permaneci trabalhando com PHP, mas resolvi estudar Go pois estava muito intrigado sobre tudo que diziam sobre a linguagem.

Comprei um curso básico sobre Go, gostei bastante e voltei a fazer os desafios do grupo, e adivinha? Fiz o desafio dos números primos em Go, com [Goroutines](https://gobyexample.com/goroutines e teste unitário e ficou bem legal.

Advinha o que eu fiz? Postei o código no Linkedin, contando sobre o desafio e um método que utilizei pra resolver o desafio e foi então que o diretor de uma grande empresa nacional me achou e me convidou pra fazer um desafio técnico da empresa. Aceitei o desafio.

O desafio era desenvolver dois microserviços, com Elasticsearch e redis, com testes, docker e era para ser implementado em Python ou em Go.

Nunca dominei docker e era iniciante em Go, com pouca experiência em microserviços. Eu tinha apenas 3 dias para resolver o desafio mas não custava tentar. Perdi um dia e meio tentando fazer o docker funcionar, não consegui e quase desisti mas decidi ir em frente sem o docker mesmo. Instalei tudo na máquina e travei minha corrida contra o relógio.

O Marco Paganini, um dos criadores do OsProgramadores, me ajudou muito. Ele me recomendou ferramentas de checagem de código de Go, me ensinou coisas muito boas e me ajudou a entrar no trilho que precisava entrar.

Chegado o fim do prazo do desafio eu estava com tudo feito e na semana seguinte estava contratado. Vou começar agora um novo desafio da minha vida, pois passando esta pandemia, irei me mudar para Blumenau SC.

Faz mais de três anos que o grupo do OsProgramadores me possibilitou entrar na área, e hoje eu consegui um ótimo emprego em uma empresa de renome a nível nacional.

O que você está esperando para começar a fazer os desafios do grupo do OsProgramadores e levar sua carreira a frente?

Quer saber mais sobre mim? Confira o meu GitHub.

Lucas Cegielkowski Guimarães