Blogs

Primeiros passos em Go

Olá sou o Jefferson Otoni Lima conhecido como jeffotoni Vou fazer um pequeno overview de uma das linguagens que mais cresce no mundo. Objetivo deste post é simplesmente apresentar o porque a linguagem Go surgiu e apresentar a sua sintaxe e demonstrar algumas áreas onde Go é mais aplicado. Para todos que gostariam de aumentar ainda mais seu arsenal para desenvolvimento web este post irá ajuda-los a esclarecer alguns pontos importantes quando estamos iniciando e aprendendo uma nova linguagem de programação.

Continue lendo

Introdução ao Terminal do Linux

Você ainda não sabe usar o terminal do Linux? Assista o vídeo para uma introdução ao uso do terminal e uma comparação com o gerenciador de arquivos.

Continue lendo

Não pergunte se pode perguntar, apenas pergunte

Não pergunte se pode perguntar, apenas pergunte De vez em quando, em chats do Telegram ou outros mensageiros, eu vejo alguém fazer uma pergunta assim: José: Alguém aqui entende de C#? Esta é uma péssima pergunta, por diversos motivos. O que esta pessoa está realmente perguntando é: José: Alguém aqui entende de C# e está disposto a se comprometer a responder uma dúvida minha (seja lá qual for) que talvez nem esteja relacionada a C#?

Continue lendo

Vetores e Matrizes

Recomendamos a leitura do artigo sobre Por onde Começar, antes da leitura deste artigo. Variáveis, conceitos básicos No exemplo abaixo criamos uma variável chamada a e associamos o valor numérico 1 à variável. a = 1 print(a) No exemplo abaixo criamos uma variável b e associamos uma frase “Bom Dia” à variável. b = "Bom Dia" print(b) Vetores Vetores são estruturas e facilitam a armazenagem e manipulação de um conjunto de dados.

Continue lendo

Canal do Youtube do OsProgramadores

Criamos o canal do YouTube do OsProgramadores com o objetivo de distribuir conteúdo via vídeo. Assinem o canal e participem das discussões no grupo do OsProgramadores no Telegram.

Continue lendo

Evolução profissional do Lucas

Meu nome é Lucas Cegielkowski Guimarães e vou contar para vocês um pouco da minha história nestes mais de 3 anos que participo do grupo OsProgramadores. Eu comecei no mundo do desenvolvimento em 2017. Eu estava no segundo ano da faculdade, aprendendo C, e querendo um estágio na área. Naquela época eu estagiava como técnico de informática, focado na parte de infraestrutura, e vi que não era o que eu gostaria de fazer para sempre.

Continue lendo

Por onde começar?

Uma pergunta frequente de vários participantes do OsProgramadores no Telegram é: “Por onde eu começo?” e “como posso me preparar para conseguir o primeiro estágio ou o primeiro emprego na área de programação?” Para começar com programação é recomendável usar um computador para criar e testar programas. A prática é essencial para reforçar o que foi aprendido através de vídeos e livros. Qualquer sistema operacional pode ser usado no aprendizado, Windows, Linux ou macOS.

Continue lendo

Estrutura de dados: pilha

Estruturas de dados: Pilha Pilha é uma estrutura de dados muito comum em sistemas computacionais. Dentre as várias soluções possíveis que a pilha permite podemos citar: Inversão de listas Armazenar dados Implementar LIFOs. LIFO (Last In First Out, Último a entrar, primeiro a sair) Um LIFO é um conceito computacional simples, significa que os elementos adicionados mais recentemente ao LIFO serão os primeiros a serem removidos. Em outras palavras, os mais recentes primeiro.

Continue lendo

Ordenação bubble sort

Algoritmo de ordenação: bubble sort1 Os dados de um programa podem ser armazenados na memória, porém para que passem a ser considerados informação e ter sentido, muitas vezes é necessário ordená-los. Existem várias formas de ordenar os dados, algumas são mais eficientes do que outras, porém as mais eficientes também podem ser as mais complexas de implementar. Neste artigo vamos aprender um dos mecanismos de ordenação mais simples para quem está estudando estruturas de dados.

Continue lendo

Ponteiros em C

Introdução O uso de ponteiros em C é um dos aspectos mais poderosos e importantes da linguagem, e ainda assim, um dos mais confusos para os iniciantes. O objetivo deste documento é fornecer uma introdução básica ao funcionamento e uso de ponteiros em C. Importante: Vários conceitos foram simplificados para ajudar a compreensão do tópico principal, tais como a representação exata de números em memória, gerenciamento de memória e outros.

Continue lendo

Estruturas de dados em Python

Matrizes em Python1 As matrizes2 são uma das formas de estruturas de dados utilizadas para resolver uma série de problemas. Na linguagem de programação Python, as matrizes podem ser representadas como um conjunto de vetores. Para uma definição formal de matriz, sugere-se consultar as fontas ao fim desse artigo3. A estrutura de dados list representa um vetor, que no nosso exemplo abaixo cria um vetor sem elementos: Python 3.4.3 (default, Nov 17 2016, 01:08:31) [GCC 4.

Continue lendo

Hacking

Quer hackear algum site? Diariamente, pessoas juntam-se ao grupo e perguntam como “hackear” algum site, normalmente com a idéia de obter algum benefício de forma ilítica. O nosso grupo não tolera qualquer forma de comportamento ilegal. Nosso objetivo primário é disseminar o conhecimento de programação e assuntos construtivos em geral. Pedimos aos interessados nessas atividades que procurem outra comunidade.

Continue lendo