Blogs

Estrutura de dados: pilha

Estruturas de dados: Pilha Pilha é uma estrutura de dados muito comum em sistemas computacionais. Dentre as várias soluções possíveis que a pilha permite podemos citar: Inversão de listas Armazenar dados Implementar LIFOs. LIFO (Last In First Out, Último a entrar, primeiro a sair) Um LIFO é um conceito computacional simples, significa que os elementos adicionados mais recentemente ao LIFO serão os primeiros a serem removidos. Em outras palavras, os mais recentes primeiro.

Continue lendo

Ordenação bubble sort

Algoritmo de ordenação: bubble sort1 Os dados de um programa podem ser armazenados na memória, porém para que passem a ser considerados informação e ter sentido, muitas vezes é necessário ordená-los. Existem várias formas de ordenar os dados, algumas são mais eficientes do que outras, porém as mais eficientes também podem ser as mais complexas de implementar. Neste artigo vamos aprender um dos mecanismos de ordenação mais simples para quem está estudando estruturas de dados.

Continue lendo

Ponteiros em C

Introdução O uso de ponteiros em C é um dos aspectos mais poderosos e importantes da linguagem, e ainda assim, um dos mais confusos para os iniciantes. O objetivo deste documento é fornecer uma introdução básica ao funcionamento e uso de ponteiros em C. Importante: Vários conceitos foram simplificados para ajudar a compreensão do tópico principal, tais como a representação exata de números em memória, gerenciamento de memória e outros.

Continue lendo

Grupos sobre programação no Telegram

Grupos sobre programação no Telegram Contribuição Marcel Carvalho; Danrley; Assembly Brasil Grupo sobre Assembly. Angular Brasil Grupo AngularJS. BotCaverna Grupo sobre desenvolvimento de bots. C is LOVE Grupo destinado a assuntos relacionados a Linguagem “C”. C/C++ Brasil Grupo sobre C, C++ e outros assuntos. CSS Brasil Grupo técnico sobre Cascading Style Sheets. DBA BRASIL Grupo sobre DBA. Django Brasil Grupo sobre Django (Python) ElectronJS Brasil Grupo sobre Electron Frontend Brasil

Continue lendo

Contribuindo para o site

Como contribuir para o site? A melhor maneira de contribuir com um artigo ou correção para o site é criar um Pull Request no github. Pull Request, ou simplesmente “PR” é o mecanismo usado pelo github para enviar modificações a serem integradas em um repositório. O objetivo desse artigo é sugerir um fluxo de trabalho extremamente simplificado que permita usuários com pouca experiência enviar um PR para os administradores de “osprogramadores.

Continue lendo

Estruturas de dados em Python

Matrizes em Python1 As matrizes2 são uma das formas de estruturas de dados utilizadas para resolver uma série de problemas. Na linguagem de programação Python, as matrizes podem ser representadas como um conjunto de vetores. Para uma definição formal de matriz, sugere-se consultar as fontas ao fim desse artigo3. A estrutura de dados list representa um vetor, que no nosso exemplo abaixo cria um vetor sem elementos: Python 3.4.3 (default, Nov 17 2016, 01:08:31) [GCC 4.

Continue lendo

Hacking

Quer hackear algum site? Diariamente, pessoas juntam-se ao grupo e perguntam como “hackear” algum site, normalmente com a idéia de obter algum benefício de forma ilítica. O nosso grupo não tolera qualquer forma de comportamento ilegal. Nosso objetivo primário é disseminar o conhecimento de programação e assuntos construtivos em geral. Pedimos aos interessados nessas atividades que procurem outra comunidade.

Continue lendo

Qual Linguagem devo usar?

Qual linguagem devo usar? Uma das perguntas comuns no estudo de programação e ciência da computação em geral é “Que linguagem devo usar?”. Particularmente, acreditamos que o aprendizado de qualquer linguagem de programação é imensamente útil pois aumenta o grau de exposição às maneiras diferentes de resolver problemas. Um outro fato relevante é que quanto mais linguagens alguém sabe, mais fácil é o aprendizado de novas linguagens, já que todas apresentam vários conceitos comuns.

Continue lendo