Regras da nossa comunidade

Introdução

OsProgramadores é uma entidade formada por um grupo de profissionais experientes na área de computação com o objetivo de promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento de software (algoritmos, ferramentas, linguagens, etc).

A maior parte das discussões acontece no nosso grupo no Telegram (#OsProgramadores). O objetivo do grupo é oferecer um local informal e descontraído para a troca de informações, dúvidas, e conversas em geral sobre computadores e tópicos relacionados.

Este documento contém um conjunto de regras básicas para o uso do grupo. Os administradores fortemente recomendam a leitura deste documento para todos os participantes do grupo.

Regras básicas

Tópicos e comportamentos expressamente proibidos no grupo (resultam em banimento imediato na maioria dos casos):

  • Spam de qualquer forma (comercial, religioso, político, etc).
  • Pregação religiosa.
  • Pregação política.
  • Qualquer atividade ilegal, como promoção de pirataria de qualquer forma, estelionato, “hacking”, “carding”, troca de dados obtidos de forma ilegal, venda ou consumo de drogas, etc (independente da sua opinião sobre o assunto).
  • Ataques pessoais ou perseguição de qualquer forma.

Comportamentos não recomendados:

  • Anúncios de ofertas de emprego. Ao invés de postar um anúncio inteiro, sugerimos uma mensagem discreta para o grupo na linha de “Tenho empregos imediatos pra posição X, maiores detalhes contate-me em privado”.
  • Envio de muitas mensagens com apenas uma linha: Tente separar as mensagens em unidades que façam sentido. Uma linha por mensagem torna a leitura cansativa.
  • Envio excessivo de mensagens.
  • Envio de mensagens sem sentido (como sequências longas de stickers ou memes que não se encaixam com o tópico sendo discutido)
  • Discussões acaloradas fora do tópico do grupo, especialmente aquelas envolvendo religião, política e outros assuntos polêmicos.
  • Envio de clips de áudio (clips serão sumariamente apagados.)
  • “Drive by Shooting” (apenas aparecer no grupo para promover o seu produto ou evento, sem contribuir com mais nada).
  • Paste de trechos longos de código (veja mais detalhes em “Como obter ajuda” abaixo)
  • Discussões sobre “pentesting” e tópicos similares (por favor, procure um grupo sobre segurança da informação para discutir esses tópicos).

Como obter ajuda

Mantenha a sua pergunta dentro do tópico do grupo

O grupo foi feito para ajudar a todos com problemas relacionados a programação, assim como discutir linguagens, algoritmos, etc. Mantenha a sua pergunta dentro do tópico do grupo, sempre que possível.

O grupo não vai fazer o seu dever de casa

Perguntas como “Meu trabalho da faculdade é fazer X” são bem vindas, desde que o trabalho já tenha sido iniciado. Em outras palavras, é OK perguntar porque um programa ou pedaço de código não funciona, mas não é OK perguntar como fazer sem ter tentado nada antes.

Demonstre interesse

É difícil ajudar aqueles que não tem qualquer interesse em resolver os próprios problemas. Infelizmente, várias pessoas esperam que uma solução apareça, sem fazer qualquer tipo de esforço, mesmo quando alguém recomenda um caminho a ser tomado. Lembre-se, o grupo está aqui pra ajudar, não pra resolver os seus problemas.

Faça-se disponível para aqueles tentando ajudar

Uma vez feita a sua pergunta, esclarecimentos serão necessários. Responda as dúvidas daqueles tentando ajudar. Por favor, não abandone o tópico ou saia do grupo sem explicação.

Evite fazer a mesma pergunta repetidamente

Todos os membros do grupo são voluntários. Se a sua pergunta não despertou interesse imediato, espere algumas horas antes de perguntar novamente. Evite fazer a mesma pergunta repetidamente.

Não envie screenshots ou pastes do seu código

Screenshots mostrando o seu código não são a melhor forma de obter ajuda. Coloque o código (ou pedaço de código) no http://repl.it e então coloque o link para o grupo, com uma descrição sumária do problema. Screenshots de sintomas são aceitáveis (por exemplo, mostrando um problema de formatação criado pelo seu programa).

Se a sua linguagem não é uma linguagem aceita pelo repl.it, recomendamos o http://termbin.com ou um gist no github (http://gist.github.com).

Não envie pedidos via áudio

Áudio clips não são tolerados no grupo por qualquer razão e serão imediatamente removidos.

Não chame outros membros no privado para dúvidas comuns

Salvo casos especiais, discuta as suas dúvidas em público, no grupo. Isso permite que mais de uma pessoa o ajude.

Problemas frequentes com a linguagem C

Indente o seu programa corretamente

Programas mal-indentados são difíceis e cansativos de ler, e escondem bugs mais facilmente. Por favor, use um estilo de indentação consistente no seu programa.

Dica #1: Se o seu programa estiver no repl.it, o bot do grupo pode fazer indentação automaticamente através do comando /indent <url_do_replit>. O comando deve ser enviado diretamente ao bot (em private), que vai responder com uma URL atualizada contendo o seu programa reformatado.

Dica #2: Também é possível reformatar o seu programa automaticamente usando um site como o Code Beautify.

Algo estranho acontece com os dados que eu digito (via scanf/gets/fgets)

Infelizmente, a maioria dos professores pedem exercícios em C usando scanf() e gets(). Essas funções necessitam de cuidados adicionais que não são muito óbvios para iniciantes (e lamentavelmente, para muitos professores).

Se o seu programa precisa ler dados do teclado, recomendamos o uso das funções get_string() e get_float() em https://repl.it/@marcopaganini/Simple-Data-Entry. Sinta-se a vontade para copiar o código ou (melhor ainda) entender como o código funciona.

Meu programa em C só roda em Windows…

Os administradores acreditam que a linguagem C é fortemente ligada ao ambiente Unix/Linux e não tem tempo livre ou motivação para ajudar com problemas específicos do ambiente Windows. Por favor, coloque o seu código no repl.it e modifique-o até que ele compile sem erros.

Alguns problemas comuns em programas C feitos para Windows:

  • system("clear") ou system("cls"): Totalmente desnecessários e tornam o seu programa imediatamente incompatível com outros ambientes. Por favor, remova. Se for absolutamente necessário limpar a tela, use uma library específica (curses/ncurses ou similar).

  • Header files (includes) inexistentes: O Windows possui um número de header files que não existem nas implementações usuais do C. Por favor, modifique o seu programa até que ele compile sem erros no repl.it.

  • Chamadas para set_locale() e similares: Por alguma razão, alguns acreditam que acentos só serão mostrados na tela se o “locale” do computador for configurado para pt_BR. Isto é incorreto e desnecessário.

Eu não tenho um computador rodando Linux!

Existem várias alternativas a ter um desktop Linux para testar o seu programa. Algumas:

  • http://repl.it - permite o uso imediato de várias linguagens de programação, com ou sem uma conta. Altamente recomendado pelo grupo.

  • http://codenvy.io - Outro Cloud IDE completo e gratuito.

Ainda tem dúvidas?

Sinta-se a vontade para contactar um dos administradores listados na nossa home page, osprogramadores.com.