Quer aprender a programar?

April 13, 2024

Então você quer aprender a programar?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que entrar nesta área exige muito estudo. A segunda é que não existe uma forma, linguagem ou área para entrar rápido no mercado.

Tudo vai depender exclusivamente de você, e dito isso, vamos começar nossa aventura.

Uma dúvida comum dos iniciantes é: “Qual é a melhor linguagem pra aprender?”. Te digo que não existe melhor linguagem, mas sim linguagens diferentes para resolver problemas diferentes.

O que você deve aprender então?

Antes de aprender qualquer linguagem, é importante estudar e se familiarizar com a lógica. Sem ela dificilmente você terá algum progresso na área de desenvolvimento de software.

O estudo da lógica pode ter diferentes níveis de dificuldade dependendo de sua facilidade de assimilar este tipo de conteúdo, mas no geral a playlist do canal Curso em Vídeo no YouTube é um bom começo.

Aprendido lógica, você precisa partir para o estudo de uma linguagem. Mas em vez de escolher uma linguagem aleatoriamente, vamos fazer um pequeno exercício: Pense no que você quer aprender a programar. Em qual área deseja trabalhar, seja por profissão ou por hobby. Quais tipos de software você deseja conseguir programar? Quais são as SUAS necessidades em um software? Escolhida a área, você vai procurar as linguagens que mais se adequam.

Isso é importante para você se manter dentro de seus interesses. Muitas vezes pessoas iniciantes escolhem linguagens pensando na facilidade de aprendizagem e acabam se frustrando, pois a linguagem escolhida acaba não sendo a ideal para desenvolver o que a pessoa tinha em mente.

E como saber em que área você deseja trabalhar/aprender? Oras, deve ter algo que mais chame sua atenção neste mundo: Desenvolvimento de sites (backend ou frontend), de aplicativos, de jogos, sistemas embarcados. Há vários tipos de desenvolvimento diferentes para serem escolhidos.

Escolhida a área, como saber quais linguagens e tecnologias aprender?

Existe um site muito bom que traça todo o roadmap pra cada área do desenvolvimento de software, o roadmap.sh. Dá uma olhada nele, vale a pena!

Definidos área, linguagens e roadmap, é só procurar pelos cursos que mais te agradam, sejam em texto ou em vídeo, gratuitos ou pagos.

Pra aprender desenvolvimento web, você deve começar por HTML, e pode seguir com o Curso em Vídeo.

Ah, prefere Java? Recomendo o canal da Loiane Groner.

O canal estude.org tem uma excelente playlist com o curso de ciência da computação de Harvard completo, gratuito e legendado.

Bons estudos!

Ah, dúvidas vão surgir durante sua jornada, então saber perguntar é importante.

Aproveito este espaço pra dar mais uma dica: Don’t ask to ask!

Nota

Artigo criado por Marcos Leandro e originariamente postado no grupo Linguagens de Programação. O artigo é postado aqui com a permissão do autor.