February 4, 2025
Bom, me chamo Alison faço parte do grupo osprogramadores e escrevi este post para falar um pouco sobre meu ambiente de estudo/desenvolvimento, minhas dificuldades e o que eu aprendi durante o tempo que estive focado nos desafios propostos.
Claro que só pelo fato de me desafiar e testar minhas habilidades(de um iniciante) mesmo que em problemas relativamente simples é gratificante, mas não nego que a oportunidade de recebe um laptop gratuito me deixou bem animado, considerando que eu estudava e programava usando meu celular. SPOILER: EU RECEBI. UHUU!!!
ToolsBox
Como programava usando o celular não tinha o luxo de pode trabalhar em ferramentas como o VS CODE por exemplo, então procurava por apps que tinham suporte as ferramentas que eu usava como dev, como: python com django, javascritp e postgresql. Em meio a algumas opções, resolvi usar um simples editor, o VIM, mais especificamente o NeoVIM. Um editor de texto que vem embutido no terminal, mas como o celular ainda não tem terminal a opção foi usar o TERMUX um emulador de terminal linux para android, então baixei alguns plugins e outras ferramentas importantes como git. Enquanto baixavam essas tools lembrava-me dos conselhos dos mais experientes, “Não case com ela, use-a apenas” não sei se eram programadores.
No processo de estudo ou no planejamento de algum projeto usava o maravilhoso Obisidian para schemas e notas sobre conceitos mais complexos, tentando não copiar e colar a definição, mas explicando de acordo com meu entendimento usando o Método de Cornel(não seguindo a risca). Quando algum assunto não ficava claro o bastante a ponto de não conseguir explicar, eu desenhava ou à mão ou usando o excalidraw, assim na maioria das vezes conseguia deixar mais claro na mente. Tudo isso enquanto usava a técnica pomodoro para me ajudar na concentração, apesar de ser difícil morando no interior.
Surra de anagramas
Apesar das dificuldades por conta de internet, ficar olhando para a tela pequena do celular e sua limitações tive algumas dificuldades na parte das soluções, mais especificamente no desafio 6 vulgo anagramas que tirou quase uma semana do meu sossego, confesso que mais porque eu não tinha entendido bem o problema, logo, o resultado seria uma solução incorreta. Mas graças a uma direta explicação do Magno Lomardo e uma lida(só lida mesmo) nas soluções dos outros que consegui entender e fazer corretamente.
Encarei isso mais como um erro meu do que uma dificuldade, já que foi falta de atenção minha e falta de persistência para tentar entender o porblema.
Aprendizados
Nesse tempo de aprendizado técnico e… não técnico, descobri alguns novos algoritmos e conceitos que não tinha visto antes(talvez ouvido, mas não visto) ou pouco, como o conceito da máquina de turing que me fez estudar mais afundo. Melhorei meu raciocínio/pensamento crítico em relação recursos gastos pelos meus algoritmos graças a alguns desafios.
Outra coisa não menos importante, na verdade bem importante quando se trabalha com mais pessoas, foi trabalhar usando com o git e github revisando PRs de outras pessoas, lendo suas soluções e dando feedbacks para possíveis melhoras.